Imagem capa - Projeto Paraguassu. Do meu jeito, porque sim.  por Paraguassu Fotografia

Projeto Paraguassu. Do meu jeito, porque sim.


       

Do meu jeito, porque sim. 

Como tudo começou...


Dois anos atrás passamos por uma verdadeira crise, a gente olhava pro que estava fazendo e definitivamente não gostava. Olhávamos pra onde a gente queria chegar e percebia o quão longe estávamos. Chegávamos nos eventos sempre iguais uns aos outros, apenas reclamávamos e voltávamos pra casa cansados e desanimados. 


Aquela péssima sensação de: mais um trabalho?? Parecia que era tudo igual. E o pior é que a gente não sabia mesmo o que fazer pra chegar onde a gente queria. De que forma a gente poderia de fato fazer alguma coisa??? E o que dois fotógrafos insatisfeitos podiam fazer pra mudar o mundo dos casamentos em uma cidade que parecia tão sem graça e saturada de mesmices???


Olhávamos as nossas fotos e não nos víamos naquele trabalho, era tudo sem graça e não víamos as pessoas, não víamos nada, só víamos mais um trabalho. Eu penso que se a gente não tivesse feito alguma coisa a gente tinha desistido de tudo, bem ali. Em 2016. Estávamos muito chateados e insatisfeitos com a preguiça criativa desse mercado capitalista que só queria copiar coisas e repetir tudo sempre... era decoração igual, bolo igual, iluminação igual, vestido igual... tudo igual. A gente não suportava mais.

 

A sensação quando a gente chegava lá era: "porque eu não disse pra ela antes que essa luz é simplesmente péssima pras fotos e que esse bolo não tem nada a ver com a decoração inteira? Porque eu não disse pra ela que esse tipo de vestido deixa a coluna doendo no dia seguinte e que ela poderia ter colocado na entrada aquelas plantinhas que ela ama tanto? Porque eu não contei pra ela que ela pode incluir coisas pessoais na decoração e ou conversar com os profissionais pra que as coisas fossem mais parecidas com eles? Porque eu não disse que ela não precisava ouvir tudo que todo mundo diz?? Os... você tem que, você precisa de..."


Resolvemos sair de São Luís por um tempo, demos fim num escritório frio de paredes e móveis pretos e vendemos nosso apartamento junto com um monte de coisas sem personalidade que só consumiam tempo e dinheiro. Queríamos MUDANÇA.


Compramos passagens de ida e volta, mas a volta pra três meses depois. Com dois filhos e a mais nova com apenas um ano... nos aventuramos na Europa para olhar pra dentro de nós mesmos e descobrir o que queríamos fazer. Portugal foi uma mãe onde geramos tantos sonhos... foi um berço criativo pra nós, foi uma casa onde pudemos descansar nosso coração aflito e tão esgotado. Estávamos ávidos por novidades.


Descobrimos que antes de mudar alguma coisa fora, antes de querer mudar alguém, ou alguma situação, precisamos mudar dentro... a nós mesmos.


E nós mudamos.


Paramos tudo pra pensar e redescobrir o sentido da vida e porque a gente fotografava a história das pessoas.


Descobrimos que tudo é sobre sentir, é sobre ser de verdade, é sobre ser autêntico e fazer as coisas com propósito, é sobre ser feliz, é sobre ser você mesmo, é sobre olhar pra dentro de si e do outro, é sobre viver de verdade. 


E se as pessoas são tão diferentes, porque tudo parecia sempre igual?


Juntamos toda a nossa insatisfação e transformamos ela em Paixão e Gás pra um novo tempo em um projeto chamado: Do meu jeito, pq sim.


A ideia inicial era de um blog, mas pela falta de tempo e buscando de forma prática e real ter acesso, contato e influência sob as noivas, pensamos em um grupo de Whatsaap. Mas não um grupo normal, de indicações simplesmente. Mas um grupo que conseguisse ajudar as noivas a descobrir que elas não precisam repetir coisas, não precisam copiar simplesmente, mas podem descobrir dentro de si mesmas e das suas histórias de amor o que o seu casamento pode ter de DIFERENTE E ÚNICO. 


Muita conversa com profissionais e muita luta contra cópias e mesmices fomos mesmo "nos metendo em tudo". Sendo taxados de chatos por muitos profissionais preguiçosos que só queriam ganhar dinheiro fazendo tudo sempre igual, resolvemos que desde o começo íamos tentar conhecer mais cada pessoa e de alguma forma ajudar eles a chegarem a algo que realmente se identificassem... Nossa reuniões com as noivas já não eram só pra falar de foto, mas pra conhecer as pessoas, entender quem são e o que podem fazer pra que seu casamento possa refletir a personalidade e estilo e de que forma podem VIVER DE VERDADE cada parte do casamento com intensidade e não mais como uma coisa programada e mecânica.


Em pouco tempo surgiram noivas que entenderam exatamente o que o projeto queria dizer para o mundo e que mudaram toda a ideia e conceito de casamentos na nossa cidade.



Tamilla e Jader - Casamento DIY (todo organizado e decorado pelos próprios noivos, com itens pessoais e produzidos por eles ou emprestados por familiares e amigos). 





Alguém precisava dizer que as noivas não são obrigadas a nada, muito menos a seguir modismos sem sentido pra elas e tornar os seus casamentos engessados e apáticos. 


Alguém precisava mostrar referências de outros locais pra dizer: "Olha, existem outras formas de fazer as coisas, você não precisa fazer exatamente como todo mundo".


Alguém precisava dizer que ensaio antes do casamento não é só com os dois vestidos de branco, noiva toda maquiada e poses do século passado. Você pode ser linda com uma outra roupa, pouca maquiagem, roupa que tenha a sua cara e pose? Pose nenhuma :)







Alguém precisava dizer que cada pessoa é única e cada casal com suas histórias e personalidades podem sim ter ensaio e casamento DO SEU JEITO, PQ SIM.